10.5.06

carta para o joão

hoje faz anos que nasceste
quinze dias antes do previsto, devias estar com pressa de ver a revolução que começava cá fora

os pais foram descansar de mim para a madeira e voltaram contigo gerado
um ano quatro meses e cinco dias é a nossa diferença de idade, como tínhamos orgulho em dizê-lo, assim, com os diazinhos todos contados
quase como gémeos, costuma dizer a mãe

“cá em casa é tudo dos dois” era o lema familiar
e assim partilhámos quarto, beliche, bonecas e carrinhos, legos e monopólios
contigo aprendi também o sabor amargo da derrota
como eu chorava quando me davas “grandes tareias” no xadrez, eu esforçava-me tanto, queimava os neurónios e não havia maneira de te ganhar

a adolescência afastou-nos um pouco, afinal qual é a miúda que gosta de ter o irmão mais novo atrelado?
as partilhas das intimidades passaram para as amigas e foi com mágoa no olhar que me disseste “já não és virgem e não me tinhas dito nada”, não calhou...

ao chegar aos vinte ficámos mais próximos de novo, começávamos a ficar verdadeiros amigos

quis a vida, o fado, o destino, ou ninguém que desaparecesses para sempre naquela Festa que tanto amavas, que tanto amávamos, a Festa onde a mãe não conseguiu voltar e a que eu e o pai voltamos ano após ano, já lá vão quase doze...
não há Festa como esta, a vida são dois dias e a Festa são três, para ti foi só um
estou cansado mas não me vou já deitar, disseste, afinal tenho de aproveitar a Festa

num momento ébrio achaste que eras equilibrista
mas não te seguraste bem e o teu corpo frágil não resistiu à queda

hoje é o dia dos teus anos
comprei-te flores amarelas e deixei-as lá, naquele jardim de pedra onde os gatos dormem, ao sol, a teu lado

19 Comments:

At 10/5/06 1:41 da tarde, Blogger Twenty-Something said...

simplesmente lindo... fiquei sem palavras. adr-t

 
At 10/5/06 6:31 da tarde, Blogger Fora-de-Lei said...

Penso que entendi as razões pelas quais tens de laborar num certo altar nos teus neurónios ainda não pacificados.

Sinceramente, não o sei que te dizer... nunca fui muito bom neste tipo de circunstâncias. Talvez te possa apenas dizer que julgo saber que Festa é essa a que te referes. Se é aquela que eu julgo ser, é uma Festa mesmo muito bonita...!

 
At 10/5/06 7:51 da tarde, Blogger andorinha said...

Arrepiante, b', também não sei o que dizer.
Fiquei mesmo comovida equando assim fico, as palavras não saem.
Entendo agora o que escreveste no Murcon.
Deixo-te um beijinho com muita ternura.

 
At 10/5/06 10:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

as lágrimas correm novamente como no dia em que que aconteceu,
gostava apenas de pensar que foram mais umas lágrimas na despedida das férias de verão,
nunca mais joguei xadrez com alguém que me desse tanto prazer,
lembraste? debaixo da arvore lá no monte?
beijo miga

 
At 11/5/06 12:12 da tarde, Blogger b' said...

Twenty-Something
também gosto muito de ti
beijinhos

Fora-de-Lei
acho que sim, que falamos da mesma Festa
é a Festa e tá tudo dito
de manhã tomamos o peq almoço em lisboa, vamos às 11.30h para a fila da posta mirandesa, em vila real, petiscamos uns camarões em setúbal e depois temos exposições, teatro, concertos, feira do livro, e uma vista linda para a baía do seixal
não há Festa como esta
beijinhos

andorinha
há alturas em que as palavras não são necessárias
obrigada
um beijinho grande para ti

anónima do olho azul
não queria fazer-te chorar, mas eu também deixei correr as lágrimas ao escrever e penso que me fez bem
sabes bem como é dificil para mim deixar sair as palavras, porque muitas vezes as lágrimas vêm atrás e eu não me permito essa fraqueza
a imagem que eu mais tenho presente na memória é a de vocês sentados em mochos, mãos no queixo muito pensativos, totalmente entregues ao jogo e eu fascinada a olhar
muitos beijinhos minha querida

 
At 11/5/06 1:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

estou aqui a alguns minutos..impressionada a ler e fascinada contigo.

'sabes bem como é dificil para mim deixar sair as palavras'.. dizes tu.
sei! ..digo eu.

deixaste-me sem saber o que dizer. e também sabes o como isso é dificil .)

acordei assim um pouco 'melancólica'..e apenas te posso dizer que me fizeste ver.. TUDO!

beijo GIGANTE

 
At 11/5/06 1:44 da tarde, Blogger nataliE said...

ups..'melancólica' e distraída. a 'anonymous' do beijo GIGANTE

 
At 11/5/06 1:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

e na correria do trabalho e do meu egoísmo...passou este dia sem se sequer te perguntar por q tinhas acordado cedo p ir ao cemitério...passou este dia sem me lembrares, senão na surdina do teu blog, a importância desta data...passou este dia sem te dar, nem sequer na surdina do teu blog, um tempo para falares ou uma palavra para te recordares...que há lágrimas que merecem ser derramadas. bjs jo

 
At 11/5/06 4:44 da tarde, Blogger Vanda said...

-se eu te der assim um abraço apertado perceberas as palavras que não escreverei?

-e se eu te :) perceberás a empatia?

Senti muito o que escreveste B'

abraço-te.

Van

 
At 11/5/06 7:13 da tarde, Blogger Vanda said...

:)

ainda a pensar em ti.

 
At 11/5/06 8:00 da tarde, Blogger andorinha said...

b' e fora de lei,
Só agora percebi qual é a Festa. Concordo convosco, é linda!

b'
aqui te deixo novamente um beijinho com muita ternura:)

 
At 11/5/06 9:36 da tarde, Blogger Su said...

deixo.te jocas..muitassss

 
At 11/5/06 11:23 da tarde, Blogger ASPÁSIA said...

Olá B´

Fiquei comovida por te vir encontar num dia de tristeza e saudade para ti. Que linda carta para o teu querido irmão que tão cedo vos deixou.
Eu também perdi minha meia-irmã, única vítima mortal num acidente de viação no Brasil. Era orfã de mãe, a 1ª mulher de meu pai. Tinha 25 anos e eu 15... e era quase Natal.
Nunca lhe pude levar flores. Ficou lá para sempre, entregue aos cuidados da amiga brasileira com quem tinha viajado. Foi a vontade de nosso pai.
É assim a vida minha querida Belinha. Temos de fazer os nossos lutos e tentar ser felizes o mais possível, pois era isso que os nossos entes queridos mais nos desejavam.

Um grande abraço e beijinho para ti, extensivo aos teus paizinhos.

 
At 11/5/06 11:37 da tarde, Blogger ASPÁSIA said...

B´ li agora o teu Post do 1º de Maio e quero dizer-te que também gostei muito. Relembrei algumas coisas e aprendi outras. Foram uns grandíssimos Homens.

Mais beijinhos

 
At 11/5/06 11:44 da tarde, Blogger viktor said...

Olá,
Que ternura, beleza e tudo mais que está neste texto. Ao ler, quase que vi esse gato, imóvel, saboreando a calma dos primeiros raios de luz do calor de Maio.
Beijo.

 
At 12/5/06 9:30 da manhã, Blogger b' said...

nataliE
há aquele ditado que diz mais ou menos assim "estava triste porque não tinha sapatos, até que vi alguém que não tinha pés"
tudo é relativo, mas as nossas dores são as nossas dores, não minimizes a tua melancolia
muitos beijinhos

joaninha querida do meu coração
um beijo do tamanho do mundo para ti

Van
claro que percebo :)
um abraço de ramos frondosos e verdejantes

andorinha
é linda a Festa sim!
beijinhos

marakoka/su
obrigada :)

aspásia
obrigada pela partilha
muitos beijinhos

antónio almeida
:)

viktor
é mesmo assim que eles por lá andam
um beijo também para ti

 
At 16/5/06 5:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O teu texto é duma emoção que me deixa com um grito nos olhos, a querer chorar. ..

Espero que sejas sempre muito feliz

Um beijinho

 
At 16/5/06 9:05 da tarde, Blogger Maria Papoila said...

Ha dias e dias,
Ha dias que preferimos esquecer para sempre,
Ha dias que lembramos para o resto das nossas vidas...

Deixo-te um beijo e um abraco do meu Urso de peluche...que diz para guardares esses tesouros bem, sao os melhores e mais valiosos que a vida tem para nos oferecer!

 
At 27/5/06 2:56 da tarde, Blogger Quintino said...

Nao te conheço, nao quero sentir a tua dor, nem compreende-la...
Mas o esvanecer, o termos para nos apenas a perssistencia da memoria, como unico consolo, deixa-nos assim... tristes...
Adorei a forma de expressares os sentimentos...
è sempre triste nao podermos ter direito a mais uma ultima vez, quando julgamos que iamos ter tantas mais...

 

Enviar um comentário

<< Home