1.5.06

foi há 120 anos



No dia 1º de Maio de 1886, 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho. A polícia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração, depois de ferir e matar dezenas de operários.

Mas os trabalhadores não se deixaram abater, todos achavam que eram demais as horas diárias de trabalho, por isso, no dia 5 de Maio de 1886, quatro dias depois da reivindicação de Chicago, os operários voltaram às ruas e foram novamente reprimidos: 8 líderes presos, 4 trabalhadores executados e 3 condenados a prisão perpétua.
Foi este o resultado desta segunda manifestação.

A luta não parou e a solidariedade internacional pressionou o governo americano a anular o falso julgamento e a elaborar novo júri, em 1888. Os membros que constituíam o júri reconheceram a inocência dos trabalhadores, culparam o Estado americano e ordenaram que soltassem os 3 presos.

Em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de luto e de luta. E, em 1890, os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de oito horas.

116 anos depois das grandiosas manifestações dos operários de Chicago pela luta das oito horas de trabalho e da brutal repressão patronal e policial que se abateu sobre os manifestantes, o 1º de Maio mantém todo o seu significado e actualidade.

Nos Estados Unidos da América o Dia do Trabalhador celebra-se no dia 3 de Setembro e é conhecido por "Labor Day". É um feriado nacional que é sempre comemorado na primeira segunda-feira do mês de Setembro e está relacionado com o período das colheitas e com o fim do Verão.

No Canadá este feriado chama-se "Dia de Oito Horas". Tem este nome porque se comemora a vitória da redução do dia de trabalho para oito horas.

Na Europa o "Dia do Trabalhador" comemora-se sempre no dia 1 de Maio


fui buscar aqui




"The Five Chicago Anarchists"

A. R. Parsons
Adolph Fischer
George Engel
August Spies
Louis Lingg


Os quatro primeiros foram enforcados no dia 11 de Novembro de 1887.

O último suicidou-se a 10 de Novembro de 1887


saber mais aqui

3 Comments:

At 1/5/06 9:58 da tarde, Blogger andorinha said...

Só com a persistência e a coragem de gente decidida e ciente dos seus direitos se conseguem avanços em termos sociais.
Esses trabalhadores merecem, para sempre, a nossa gratidão.

Bjs.

 
At 1/5/06 11:22 da tarde, Blogger viktor said...

Olá,
Há dois anos, alguns alunos meus realizaram um trabalho acerca do 1º de Maio. Ficaram incrédulos com o facto dos trabalhadores terem lutado por 8 horas de trabalho. Para eles, era um dado adquirido. Assim, é sempre bom lembrar que os direitos que agora temos foram conquistados pela luta desses homens, luta essa que em muitos casos lhes custou a própria vida.
Bjs.

 
At 2/5/06 11:29 da tarde, Blogger b' said...

andorinha,

pois merecem :))

e os que lutam hoje também, porque ainda há muito caminho a percorrer

bjs

viktor,

saí tão depressa da Fnac que nem me lembrei te te agradecer pessoalmente a dicas da música :(

há tantas coisas que tomamos como adquiridas... é pena que nem toda a gente tenha consciência do "que custou a liberdade"

nisso, realmente, os professores podem ter esse papel de não deixar esquecer

bjs

@:)

 

Enviar um comentário

<< Home