25.4.06

SOMOS LIVRES





















Ontem apenas
fomos a voz sufocada
dum povo a dizer não quero;
fomos os bobos-do-rei
mastigando desespero.

Ontem apenas
fomos o povo a chorar
na sarjeta dos que, à força,
ultrajaram e venderam
esta terra, hoje nossa.

Uma gaivota voava, voava,
asas de vento,
coração de mar.
Como ela, somos livres,
somos livres de voar.

Uma papoila crescia, crescia,
grito vermelho
num campo qualquer.
Como ela somos livres,
somos livres de crescer.

Uma criança dizia, dizia
"quando for grande
não vou combater".
Como ela, somos livres,
somos livres de dizer.

Somos um povo que cerra fileiras,
parte à conquista
do pão e da paz.
Somos livres, somos livres,
não voltaremos atrás.







letra e música: Ermelinda Duarte

o cartaz já tem uns aninhos mas é lindo...
fui buscá-lo aqui

5 Comments:

At 27/4/06 6:31 da tarde, Blogger Vanda said...

Lembro-me bem da musica....ainda hoje a sei...foram tempos de movimento, crescimento, de surpresa e espanto, onde todos os dias e em todo o lado, acontecia algo...o meu liceu, por exemplo, durante 15 dias, foi ocupado pelas tropas...levavamos leite, pão e cravos...cantava-se a uma só voz, sem divisões de partidos...

eu tinha 14 anos e apaixonei-me por Che Guevara...

:)

 
At 27/4/06 8:05 da tarde, Blogger andorinha said...

A liberdade é o bem mais precioso que um povo pode ter. Nunca nos esqueçamos disso.
Obrigada por o lembrares.:)
Bjs.

 
At 28/4/06 10:26 da manhã, Blogger b' said...

van,
eu também me lembro bem...
mas cantei-a no infantário :)))
bjs

andorinha,
houve um amigo que me disse
-Ontem apenas? Acreditas mesmo nisso?
pois é... continuamos a mastigar o desespero... mas acho que SOMOS LIVRES

bjs

@:)

 
At 29/4/06 9:33 da tarde, Blogger Carlos Sampaio said...

É impossível ouvir esta da "gaivota" sem um sorriso franco. Está lá toda a bonita ingenuidade daqueles tempos...

 
At 3/5/06 12:11 da manhã, Blogger b' said...

carlos sampaio,

é bom que essa ingenuidade perdure, que sejamos um povo livre à conquista do pão e da paz..

@:)

 

Enviar um comentário

<< Home