3.5.06

o riso, o metro e a morte

uma das vantagens de ir de transportes públicos para o trabalho é que se pode ir a ler, apesar de às vezes podermos parecer umas tontinhas...

hoje comecei um livro novo e não é que logo à sexta página dou por mim a soltar uma ligeira gargalhada...:))), volto a ler a passagem e de novo o riso a brotar, de tal modo que a senhora que ia ao meu lado no metro até olhou para mim!!!


aqui fica esse trecho, será que só eu é que acho piada?


"Aceitaremos o repto da imortalidade do corpo, exclamou em tom arrebatado, se essa for a vontade de deus, a quem para todo o sempre agradecemos, com as nossas orações, haver escolhido o bom povo deste país para seu instrumento. Significa isto, pensou o chefe do governo ao terminar a leitura, que estamos metidos até aos gorgomilos numa camisa-de-onze-varas. Não podia ele imaginar até que ponto o colarinho lhe iria apertar. Ainda meia hora não tinha passado quando, já no automóvel oficial que o levava a casa, recebeu uma chamada do cardeal, Boas noites, senhor primeiro-ministro, Boas noites, eminência, Telefono-lhe para lhe dizer que me sinto profundamente chocado, Também eu, eminência, a situação é muito grave, a mais grave de quantas o país teve de viver até hoje, Não se trata disso, De que se trata então, eminência, É a todos os respeitos deplorável que, ao redigir a declaração que acabei de escutar, o senhor primeiro-ministro não se tenha lembrado daquilo que constitui o alicerce, a viga mestra, a pedra angular, a chave da abóbada da nossa santa religião, Eminência, perdoe-me, temo não compreender aonde quer chegar, Sem morte ouça-me bem, senhor primeiro-ministro, sem morte não há ressurreição, e sem ressurreição não há igreja, Ó diabo, Não percebi o que acaba de dizer, repita por favor, Estava calado, eminência, provavelmente terá sido alguma interferência causada pela electricidade atmosférica,...."


in As Intermitências da Morte, José Saramago, Caminho

11 Comments:

At 4/5/06 1:14 da tarde, Blogger Vanda said...

não, não es so tu :)

já agora, que livro é?

fez-me lembrar o primeiro do Harry Potter...trintona no comboio Lx-Amadora, devorava eu o livro emprestado...ria-me e pensava que bom era ainda ter uma criança dentro de mim, a surpresa daquilo tudo...e devorava...quando dei por mim estava em Queluz Massamá e o pica bilhetes ameaçava multa!

Saí a "praguejar" morta de riso: que o seu cabelo se transforme em vassoura!

:)

Gostei de te ler lá, numa viagem ao passado :)

Fazemos o que podemos, mas às vezes sabe-nos a pouco :)

beijos e boas leituras (risosinerentes)

 
At 5/5/06 4:51 da tarde, Blogger b' said...

não leste com atenção.... :))))
está no fim
é o último do nosso Nobel

bjs

@:)

 
At 5/5/06 9:49 da tarde, Blogger viktor said...

Olá,
Nada como dizer que o primeiro ministro tem de angariar clientes para a muy católica igreja.
Terei escrito bem ou este comentário foi atacado por um vírus informático :))
Bjs.

 
At 6/5/06 10:07 da manhã, Blogger b' said...

viktor,

escreveste muito bem :)))

agora a do vírus n percebi :(

bjs
@:)

 
At 6/5/06 12:00 da tarde, Blogger Maite said...

Cara b'
Hilariante essa passagem, de facto. Infelizmente de tão hilariante que parece no início vai perdendo a graça por se tornar tão repetitivo.
Mas enfim...eu ainda não tive paciência para chegar ao final.

Bom fim de semana para si

 
At 6/5/06 1:19 da tarde, Blogger b' said...

Maite,

repetitivo?? não achei...

ainda bem que não gostamos todos do mesmo se não isto não tinha graça nenhuma

@:)

 
At 6/5/06 4:06 da tarde, Blogger lobices said...

...um bom fds e um beijinho

 
At 6/5/06 11:47 da tarde, Blogger Su said...

deixo.te jocas maradas de tempo

 
At 9/5/06 10:23 da manhã, Blogger nataliE said...

qd paras d trabalhar..p irmos passear......
beijinhos

 
At 11/5/06 4:48 da tarde, Blogger Vanda said...

ja me devia estar a rir ;)

Van

 
At 12/5/06 9:12 da manhã, Blogger b' said...

pois...
;)

 

Enviar um comentário

<< Home