19.5.06

poema da auto-estrada
























Voando vai para a praia
Leonor na estrada preta.
Vai na brasa, de lambreta.

Leva calções de pirata,
vermelho de alizarina,
modelando a coxa fina,
de impaciente nervura.
como guache lustroso,
amarelo de idantreno,
blusinha de terileno
desfraldada na cintura.

Fuge, fuge, Leonoreta:
Vai na brasa, de lambreta.

Agarrada ao companheiro
na volúpia da escapada
pincha no banco traseiro
em cada volta da estrada.
Grita de medo fingido,
que o receio não é com ela,
mas por amor e cautela
abraça-o pela cintura.
Vai ditosa e bem segura.

Com um rasgão na paisagem
corta a lambreta afiada,
engole as bermas da estrada
e a rumorosa folhagem.
Urrando, estremece a terra,
bramir de rinoceronte,
enfia pelo horizonte
como um punhal que se enterra.
Tudo foge à sua volta,
o céu, as nuvens, as casas,
e com os bramidos que solta,
lembra um demónio com asas.

Na confusão dos sentidos
já nem percebe Leonor
se o que lhe chega aos ouvidos
são ecos de amor perdidos
se os rugidos do motor.

Fuge, fuge, Leonoreta
Vai na brasa, de lambreta.


António Gedeão

7 Comments:

At 19/5/06 12:09 da tarde, Blogger Twenty-Something said...

Bonito, bonito.. belas palavras

Bela imagem - Férias em Roma ...

também planeiam experimentar andar de lambreta?

(",)

 
At 19/5/06 2:27 da tarde, Blogger b' said...

nós é mais de comboio...

se formos de lambreta vou eu a conduzir!!!!

@:)

 
At 19/5/06 9:42 da tarde, Blogger andorinha said...

Belíssimo, mais comentários são desnecessários:)

Bom fds.

 
At 20/5/06 12:04 da manhã, Blogger viktor said...

Belo poema. As lambretas são ciclomotores e penso (já lá vão 11 anos desde as aulas de código) que não podem circular numa auto-estrada :))
Que me desculpe o autor, farei de um contraponto sinfonia e proponho "Poema da EN125"? Penso que seria mais camoniano.

 
At 20/5/06 12:54 da manhã, Blogger ASPÁSIA said...

O grande Gedeão, o Poeta da Ciência! Um dos meus preferidos e para mais num poema dedicado a uma homónima minha... na lambreta. Eu era mais para a versão não motorizada: Leonoreta na Bicicleta...

Beijinhos em duas rodas:))

 
At 20/5/06 5:30 da tarde, Blogger Vanda said...

:) yeeeees!

o post apropriado para este sabado optimo!
vai, vai leonoreta :)

Van

 
At 23/5/06 10:52 da tarde, Blogger b' said...

andorinha,
;)

viktor,

nem me fales da EN125...estou a trabalhar num pedacinho dela ;)

aspásia,
também é dos meus preferidos
um dos poucos que conheço
o meu pai lia-nos poemas de antónio gedeão quando éramos pequenos
beijinhos

van,
pois pois
alguém terá ido para a praia mas não fui eu...:(
beijos

@:)

 

Enviar um comentário

<< Home