25.3.06

We will not walk in fear of one another

no dia 16 de Junho de 2004 o meu pai fez 60 anos
cumprindo uma decisão tomada uns meses antes, no dia 15 de Junho, quase à meia-noite fumou o seu último cigarro

2 maços por dia durante pouco mais de 30 anos

está tudo no poder da mente, diz ele

acontece que esta que vos escreve, certa vez em que o seu progenitor anunciou a sua decisão, logo respondeu – se deixares também deixo!
e foi assim que, ao fim de pouco mais de quinze anos, meio a um maço por dia, também eu larguei o vício

bem… vou fazendo algumas excepções praí de seis em seis meses: férias, Carnaval, convívio, euro2004-esta foi logo a seguir ;)))

está tudo no poder da mente, digo eu

o que é certo é que, para comemorar feito tão grandioso, decidimos, os meus pais e eu, fazer um programinha a três todos os dias 16.
com o dinheirinho que se poupa…façam as contas…até dava para ir sempre ao solar dos presuntos e ainda ficávamos a ganhar

no dia 16 de março lá fomos então ver um filme mesmo a propósito :

good night, and good luck aka boa noite, e boa sorte


'A acção de "Boa Noite, e Boa Sorte" decorre nos primórdios do jornalismo televisivo, na América dos anos 50. O filme retrata o conflito verídico entre Edward R. Murrow (David Stratharirn), um "pivot" pioneiro e o Senador Joseph McCarthy e a Comissão do Senado das Actividades Anti-Americanas. Graças à sua vontade de esclarecer o público, o inovador Murrow e a sua dedicada equipa - dirigida pelo seu produtor Fred Friendly (George Clooney) e Joe Wershba (Robert Downey, Jr.) na redacção da CBS - desafiam pressões da empresa e dos patrocinadores ao analisar as mentiras e as tácticas rasteiras perpetradas por McCarthy durante a sua "caça às bruxas" aos comunistas. O diferendo agrava-se quando o Senador reage, chamando comunista ao "pivot". Neste clima de medo e represálias, a equipa da CBS continua o seu projecto e a sua tenacidade acaba por surtir frutos, quando McCarthy é chamado a responder perante o Senado e despojado de todo o seu poder, ao mesmo tempo que as suas mentiras e estratégias prepotentes são finalmente desmascaradas. Apesar disso, Murrow e a equipa pagaram cara a sua ousadia e o programa foi transferido para um horário menos nobre. O seu legado, contudo, permaneceu intacto e continua a ecoar hoje como padrão para o jornalismo televisivo de qualidade. "Boa Noite, e Boa Sorte" é a segunda longa-metragem de George Clooney, depois de "Confessions of a Dangerous Mind". Está nomeado para seis Óscares, entre os quais Melhor Realizador, Filme e Actor, e ganhou no Festival de Veneza 2005 os prémios de Melhor Actor, Argumento e Crítica Internacional.'
fonte: cinecartaz do publico






um filme com um ambiente carregado, opressor, tenso, sentimo-nos fechados naquelas salas, respirando aquele fumo…
David Strathairn, no papel de Edward Murrow, transmite-nos bem esse clima de opressão, tom de voz monocórdico, movimentos lentos, expressão fria (acho que se chama a isto underacting), sempre de cigarro na mão…



E qual é afinal o papel da televisão?

'To those who say people wouldn't look; they wouldn't be interested; they're too complacent, indifferent and insulated, I can only reply: There is, in one reporter's opinion, considerable evidence against that contention. But even if they are right, what have they got to lose? Because if they are right, and this instrument is good for nothing but to entertain, amuse and insulate, then the tube is flickering now and we will soon see that the whole struggle is lost. This instrument can teach, it can illuminate; yes, and it can even inspire. But it can do so only to the extent that humans are determined to use it to those ends. Otherwise it is merely wires and lights in a box. There is a great and perhaps decisive battle to be fought against ignorance, intolerance and indifference. This weapon of television could be useful'

fonte: the internet movie database


nota final: fomos ver o filme aos cinemas UCI, no el corte inglês
quando apresentámos os bilhetes para entrar fomos avisados, pelo funcionário, que a qualidade do som não era a melhor e que se quiséssemos trocar de filme não haveria problema, até tinham mandado vir outra cópia mas o problema persistia
até podíamos ver a projecção durante 5 ou 10 min e depois sair e trocar de filme, se nos incomodasse o som…

parece que já nem estavam a vender mais bilhetes (nós chegámos cedo, comprámos os bilhetes e fomos jantar)

perguntei se alguém se tinha queixado, disseram que não
bem, nós vamos

conclusão… no final, todos concordámos que o som estaria assim de forma propositada, para melhor caracterizar época (o noise também me confirmou esta impressão no noites de cinema – obrigada!)
não haverá aqui um bocadinho de excesso de zelo? ou é desconhecimento pura e simples?

o meu pai tem uma teoria:
isto é de propósito para ninguém ver o filme!!!
a CIA está em todo o lado… esta é da minha autoria ;))

boa noite e boa sorte

@:)


as fotos fui buscar aqui