13.3.06

ang lee em dose dupla parteI

No sábado tinha preparado uma noite romântica em casa do z. Velinhas com cheiro, óleo para massagens, incenso... :))) e não é que, com a pressa e a excitação (agravadas pelo stress da entrega do trabalho nessa manhã), me esqueci das coisas em casa????
Chegar a casa do z depois de andar a semana toda a prometer a massagem e nada????
Não dá para acreditar :((
Está um gajo à espera.... “falas, falas e não te vejo a fazer nada”

Bem, vamos ver um filmezinho.

Sendo o z grande adepto do Tai chi, qualquer coisa que tenha referência ao assunto lá vai ele investigar... Neste caso, comprou o Pack Ang Lee: Palavras Sábias, naquela loja-no-chiado-que-vende-livros-e-discos-e-que-não-vou-dizer-o-nome-porque-não-me-pagam-para-isso, que inclui os filmes “Comer Beber Homem Mulher”, “O Banquete de Casamento” e “A arte de Viver”, este último o motivo principal da aquisição.




A arte de Viver aka Pushing Hands aka Tui shou (1992)


Sinopse:

O Mestre Chu viveu toda a sua vida em Pequim, onde ensinava e estudava Tai-chi. Ao sentir o peso da idade resolve ir viver para Westchester, Nova Iorque com o seu filho Alex, a sua nora americana Martha e o neto Jeremy.
Martha, a sua nora, é escritora e está a tentar terminar o seu segundo romance, sofre um bloqueio criativo devido à presença do sogro em sua casa.
Alex tem de lutar para manter a sua família unida, enquanto tem de lidar com um conflito interior entre a cultura tradicional chinesa e o estilo de vida Americano moderno.



Um filmezinho simpático sim senhora...

Para além do choque cultural, o filme também nos fala da maneira como as pessoas envelhecem nos dias de hoje, com a falta de disponibilidade das famílias para cuidarem dos seus velhos.

Achei piada à contradição: o velhote comia abundantemente, cozinhava grandes repastos no seu wok, arroz, carne, vegetais, enquanto a nora comia legumes e bolachas integrais.... é ela que vai parar ao hospital com o estômago a sangrar.

Cenas a reter:

O exibicionismo do Mestre Chu ao empurrar o rapaz gordo para cima da mesa com bolinhos de massa e carne, da aula de cozinha da Sra. chen

A cena da cozinha do restaurante em que o velho mestre, ao ser despedido do seu emprego de lavador de pratos, se recusa a sair, desancando fortemente os tipos que o seu patrão chama para o expulsarem.... e foram precisos dez polícias para o tirarem de lá!!!


A nora e o sogro a arrumarem a cozinha, em silêncio, depois de um acesso de fúria de Alex .

O casal na sua casa nova, maior, ela preparando o quarto de hóspedes para o sogro. O marido explica à mulher o que é o “Pushing Hands”; um exercício do Tai Chi praticado a dois, mantendo sempre contacto físico, não se oferece resistência quando o outro puxa ou empurra, tem de se sentir a energia do parceiro, suas intenções e movimentos; depois usa-se a sua força redireccionando-a em nossa vantagem. Para tal têm de estar em total harmonia até que funcionem como um só. “É como no casamento”, diz ela.


.... o resto da noite fica só para nós :))))