10.3.07

vai uma açorda?

Mês do sável e da lampreia na Barquinha

A 13ª edição do mês do sável e da lampreia do concelho da Barquinha começa sexta-feira, 3 de Março, e estende-se até ao próximo dia 8 de Abril, em oito restaurantes do concelho de Vila Nova da Barquinha.

Este ano, e só aos fins-de-semana, cada visitante que provar os peixes que dão nome à mostra nas casas aderentes, recebe um bilhete para um passeio de barco ao castelo de Almourol, a bordo da embarcação “Almourol”, com partidas no Cais d’El Rei, em Tancos.

Das ementas, destaque para a açorda de sável e o arroz de lampreia, iguarias de longa tradição num concelho banhado pelos rios Tejo, Zêzere e Nabão e cuja história está intimamente ligada à actividade piscatória.

Promover a cozinha tradicional do concelho e dinamizar a região em termos turísticos são os grandes objectivos deste certame organizado pela Câmara Municipal da Barquinha, a que se associaram os restaurantes Palmeira, Tasquinha da Adélia e Soltejo (Barquinha), Almourol (Tancos), O Chico (Praia do Ribatejo), Platina (Moita do Norte), Ramos (Madeiras), e Stop (Atalaia).

Além do sável e da lampreia, os visitantes poderão provar outros paladares como a sopa de peixe do rio, molhata de enguias, caldeirada de peixe, fataça na telha ou os barbos de molhata.


www.oribatejo.pt